Comissão da OAB-MT vai ao interior para divulgar campanha contra violência

13/08/2018 14:55 | Terceira Idade
Foto da Notícia: Comissão da OAB-MT vai ao interior para divulgar campanha contra violência
    imgA campanha de divulgação do material produzido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) com alerta sobre as formas de violência praticadas contra a pessoa idosa tem avançado no Estado. O presidente da Comissão de Direito do Idoso, Isandir Rezende, percorreu municípios do oeste e do sul do Estado para distribuir a cartilha em que apresenta o “violomentômetro”, uma espécie de marcador que demonstra a evolução das violências cometidas contra o idoso.

Em julho, as cidades de Mirassol d’Oeste e Cáceres receberam o material, entregue pessoalmente pelo presidente da Comissão. Ele visitou as sedes das subseções da OAB-MT e a Justiça Federal, no caso de Cáceres.

Na última semana, foi a vez das cidades de Rondonópolis, Jaciara e Várzea Grande receberem o material de orientação. Também visitando as subseções, Isandir Rezende conversou com integrantes da Ordem que atuam nas comissões de Direito do Idoso nas cidades. Em Jaciara, a advogada Flávia Pivetta recebeu o representante da Comissão.

Em Várzea Grande, o presidente esteve no Comando da Polícia Militar acompanhado da secretária executiva dos Conselhos de Direitos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Ivonete Teixeira. “Conversamos sobre ações educativas para os futuros oficiais da PM na garantia e defesa dos direitos da terceira idade”, acrescentou Isandir Rezende.img

Identificação - Um rol de atos violentos consta do panfleto produzido pela Comissão para ser distribuído junto às prefeituras e demais instituições públicas com alertas sobre a negligência e as violências financeira, afetiva, psicológica, social, sexual e física vivenciadas pelos idosos, ainda vítimas de abandono.

O alerta “A violência está presente” consta da primeira etapa representada pelo “violentômetro”, com atos que vão desde as piadas ofensivas e chantagens à atitude de humilhar o idoso em público. Na sequência, com o alerta “Não permita tais atitudes”, o medidor engloba atos como intimidação e ameaça à negativa de auxílio necessário. O sinal totalmente “vermelho” com a mensagem “Procure um profissional” dá-se com relação a atos que vão desde um beliscão, um empurrão ou um tapa à morte da vítima.

Os canais para denúncia dos atos de agressão também constam do material: disque 100; disque 190, e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa idosa – (65) 3613-9981.

Assessoria de Imprensa OABMT