PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 5ª SUBSEÇÃO DE VÁRZEA GRANDE

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

OAB-MT lança campanha para arrecadação de cobertores para indígenas

17/05/2019 17:35 | Solidariedade
Foto da Notícia: OAB-MT lança campanha para arrecadação de cobertores para indígenas

    A Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realiza nesta segunda-feira (20) o lançamento de uma campanha para arrecadação de mantas e cobertores para índios da etnia Xavante da aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, nas proximidades do município de Barra do Garças, em Mato Grosso.

    Na tradição xavante, uma cerimônia que se estende deste domingo (19) até o mês de setembro, marca a passagem da adolescência para a fase a adulta. O líder Xisto Xavante, da terra indígena de São Marcos, conta que a primeira etapa é o ritual da “Bateção de Água”. Nele, durante três semanas, os jovens e seus padrinhos vivem “dentro da água”, praticando todas as atividades às margens do rio.

    A cerimônia reúne aldeias vizinhas e, neste ano, serão cerca de 350 participantes do ritual, se alimentando e dormindo a céu aberto. No entanto, com as mudanças climáticas e as baixas temperaturas do período de inverno, especialmente na região de mata ciliar, é cada vez maior a incidência de doenças respiratórias que, em alguns casos, chega levar á morte durante o ritual.

    Para amenizar os efeitos do frio, a comunidade solicitou o apoio da OAB-MT, no seu papel de representante da sociedade civil, por meio da doação de mantas, cobertores e edredons que serão utilizados pelos xavantes durante esse período às margens do rio.

    “Agradecemos muito esse apoio e tenho certeza que isso vai ficar na história para nós”, contou Xisto Xavante.

    As doações podem ser entregues já nesta segunda-feira (120), durante o lançamento da campanha, às 15h, no plenário Mário Cardi, da OAB-MT, ou na sede da entidade, durante todo o mês.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp