PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 5ª SUBSEÇÃO DE VÁRZEA GRANDE

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Fevereiro de 2026 | Ver mais
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28

Notícia | mais notícias

OAB-MT assina termo de cooperação técnica para ativar rede estadual de proteção a idosos

10/02/2026 13:00 | VOZ DA SOCIEDADE
Foto da Notícia: OAB-MT assina termo de cooperação técnica para ativar rede estadual de proteção a idosos
img“Este ato representa um compromisso coletivo, de todos nós, com o cuidado, o respeito e a proteção àqueles que construíram a nossa história e continuam a contribuir com a sociedade”. Assim, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, garantiu o apoio da advocacia mato-grossense ao fortalecimento de políticas voltadas à pessoa idosa.
 
Na 11ª reunião do Comitê de Amparo à Pessoa Idosa, realizada na Presidência do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, na tarde desta segunda-feira (9), ela assinou o Termo de Cooperação Técnica, junto com diversas instituições, para ativar a Rede Estadual de Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (RENADI-MT).
 
“A pessoa idosa não pode ser vista e tratada apenas como destinatária de políticas públicas, mas como sujeito de direito, merecedora de respeito, escuta e proteção. Estamos juntos no combate ao abandono e à violência. Precisamos estar prontos para essa missão, e a OAB-MT, como voz da sociedade, está presente nesta iniciativa”, reforçou.
 
O desembargador Orlando Perri, presidente da RENADI-MT, citou avanços históricos protetivos para crianças e mulheres e prospectou que, de agora em diante, o foco deve ser a população idosa. “A partir de 2040, no Brasil, o número de idosos será maior do que o de crianças de 0 a 14 anos”, salientou. “Essa rede nasce bastante atrasada diante da urgência da pauta”.
 
Presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB-MT e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (CEDEDIPI-MT), Isandir Rezende, destacou a luta da OAB-MT, ao longo de muitos anos, para garantir proteção e direitos à pessoa idosa. “Estamos há pelo menos 15 anos falando sobre esta questão, que é uma urgência, e todos precisamos despertar para isso”.
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), José Zunquim, lembrou que, anos atrás, cada instituição atuava em sua própria redoma, sem se preocupar com o meio social. Porém, segundo ele, os tempos mudaram e não há mais tolerância para a inércia. “Hoje estamos estendendo a mão para que possamos atender uma classe para a qual ninguém dá a devida atenção. Sinto-me feliz e gratificado em poder, com tantos apoios, levar essa rede adiante”.
 
Participaram do evento representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Governo e da sociedade civil organizada.
 
--
 
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Foto: Alair Ribeiro (TJ-MT)
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

 


WhatsApp